Guarda Municipal de David Almeida remove ambulantes de forma truculenta
Ação teve uso de spray de pimenta e gerou protestos

A remoção de ambulantes em Manaus gerou tensão na população, após uma operação da Prefeitura no Centro da cidade. A ação começou por volta das 8h na rua Henrique Antony, com participação da Polícia Municipal e equipes da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc).
Vendedores relataram abordagens truculentas, uso de spray de pimenta e apreensão de mercadorias, barracas e carrinhos. Segundo os ambulantes, a operação também invadiu depósitos onde os produtos estavam guardados.
Ambulantes denunciam ação sem diálogo
De acordo com os trabalhadores, não houve aviso prévio claro nem proposta de realocação. Muitos afirmam atuar há décadas no Centro e dizem que dependem exclusivamente do comércio informal para sobreviver.
“Fomos notificados pra não ficar na rua, e ninguém estava na rua. O problema é que agora eles estão invadindo os depósitos, quebrando e levando as coisas. Isso é ferramenta de trabalho da gente. Como a gente vai viver?”, desabafou um ambulante.
Outro vendedor acrescentou: “O prefeito não mandou ninguém conversar com a gente. Só mandam tirar, quebrar. Estamos há 20, 30 anos aqui”.
