Cláudio Castro do RJ tem caso parecido com o de Wilson Lima do AM
O comando nacional do PL deve apoiar à candidatura do prefeito Eduardo Paes (PSD) ao governo do Rio de Janeiro.
Paes se reuniu na semana passada com a cúpula do PL e recebeu sinalizações de apoio à sua candidatura, que também deve ter o respaldo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O cenário no Rio de Janeiro, na visão de experientes autoridades, demonstra a dificuldade tanto da direita como da esquerda de viabilizar nomes ao governo.
O cenário indica que o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, não deve disputar as eleições em 2026, e um fator que pesa na decisão, é o receio de ter o mesmo destino dos ex-governadores do Rio de Janeiro, então deverá apoiar o candidato do PSD, que é favorito nas eleições do ano que vem.
Com um eventual apoio tanto do PT como do PL, Paes tende a adotar postura de neutralidade na disputa presidencial.
No Amazonas
Este cenário é muito parecido com o do Estado do Amazonas, já que recentemente o atual governador Wilson Lima tem demonstrado apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Rumores indicam que o atual governador não deve disputar nenhum cargo político nas eleições de 2026, e apoiar Omar Aziz (PSD) para governador do Amazonas, mesmo que de forma velada, parece uma alternativa. Além disso, Omar Aziz é amigo próximo do presidente Lula (PT), indicando que receberá apoio da esquerda e da direita para governador do Estado do Amazonas, um cenário muito parecido com o que acontece no Rio de Janeiro.