A rejeição de Wilson acende riscos até para uma possível candidatura a deputado estadual

Wilson Lima é apontado como um dos políticos mais rejeitados nas pesquisas, até uma possível candidatura para ALE corre riscos

A rejeição de Wilson acende riscos até para uma possível candidatura a deputado estadual

O único cenário em que o governador Wilson Lima (União Brasil) lidera para o Senado é o de rejeição, segundo nova pesquisa do Instituto de Pesquisa do Norte, divulgada neste sábado (29).

A pesquisa do IPEN apresenta três cenários distintos para medir a rejeição das figuras que podem disputar o Senado nas Eleições Gerais de 2026. Wilson Lima lidera a rejeição em todos os cenários de que participa. No primeiro deles, com os nomes de Wilson Lima, Capitão Alberto Neto (PL), Marcelo
Ramos (PT), Eduardo Braga (MDB), Plínio Valério (PSDB) e Marcos Rotta (Avante), o governador do Amazonas aparece com
25,7 %.
Na sequência, quem registra maior rejeição é Eduardo Braga, com 14,3%, seguido por Alberto Neto, com 14,1%; Marcelo Ramos, com 13,5%; Plínio Valério, com 12,3%; e Marcos Rotta, o menos rejeitado, com 9%.

Nessa segunda-feira saíram novos números e o levantamento para deputados estaduais o governador Wilson Lima está no meio do pelotão, ficando atrás até do ex-prefeito de Borba e do vice-prefeito de Presidente Figueiredo Marcelo Palhano.

Com números apresentados, uma possível candidatura de Wilson é completamente inviável pelo ponto de vista de viabilidade política eleitoral.

A pesquisa do Instituto de Pesquisa do Norte
(IPEN) ouviu 1.504 eleitores entre os dias 14 e 24 de novembro, em entrevistas presenciais realizadas em 12 municípios:
Manaus, Parintins, Itacoatiara, Manacapuru, Coari, Maués, Presidente Figueiredo, Iranduba, Careiro, Borba, Autazes e Tefé.
O levantamento tem margem de erro de 2,52 pontos percentuais e índice de confiança de 95%. As informações foram compiladas a partir de dados do TSE (2025) e do IBGE (2024).